ENTENDA A DEFESA DO MEIO AMBIENTE NA REFORMA TRIBUTÁRIA!

Com a aceleração da evolução tecnológica, a natureza vem sendo frequentemente negligenciada pelo homem, resultando em contínuos cenários prejudiciais ao meio ambiente.

Com esse entendimento, a nova reforma tributária traz novos meios de proteção ambiental.

Agora, com a nova reforma tributária, a defesa do meio ambiente foi inserida dentro do rol de princípios constitucionais tributários que conduzirão a base da tributação no Brasil nos próximos anos.

Mas o que irá mudar?

1 – Incentivos regionais:

Isenção, redução ou diferimento temporário de tributos, quando concedidos, haverão de considerar, se possível, critérios em prol à sustentabilidade ambiental e redução das emissões de carbono.

2 – Instituição do Fundo Nacional de Desenvolvimento Regional:

Para reduzir desigualdades regionais e sociais, distribuindo recursos do governo federal para estados e o Distrito Federal, priorizando projetos que protejam o meio ambiente.

3 – Criação de um novo imposto (Imposto Seletivo):

Possui o intuito de frear atividades de produção, extração, comercialização ou importação de bens e serviços nocivos ao meio ambiente.

4 – Alterações no IPVA:

Passará a prever alíquota diferenciada em função não somente do tipo e da utilização do veículo, mas também do valor e do impacto ambiental causado.

O que você achou dessa nova mudança?

Compartilhe com a gente nos comentários e siga o nosso perfil para se manter atualizado!

#direitotributario #direitoambiental #tributos #imposto #IPVA #impostoseletivo #reformatributária #meioambiente #advocaciaespecializada

Rolar para cima