MONITORAMENTO NO TRABALHO: SAIBA OS LIMITES!

O monitoramento de funcionários pode ser uma ferramenta útil para empresas.

Contudo, é importante que seja implementado de forma responsável e ética.

No Brasil, não há um regulamento específico que permita ou proíba a empresa de fazer esse tipo de monitoramento.

No entanto, alguns limites devem ser observados para que os direitos constitucionais de intimidade, vida privada, honra e imagem das pessoas não sejam violados.

Por outro lado, dentro do contrato de trabalho, o empregado pode assumir certas responsabilidades.

Por exemplo: não envolver-se em atividades estranhas ao trabalho durante o horário de serviço ou não usar os equipamentos da empresa para fins pessoais.

Assim, algumas medidas de monitoramento são:

– Câmeras de segurança;

– Gravações de chamadas feitas com o telefone da empresa;

– Acessos no computador da empresa em horário de trabalho, entre outros.

Atenção!

A transparência é fundamental, por isso os funcionários devem ser informados sobre o monitoramento, seus objetivos e os dados coletados.

Quer saber mais sobre os direitos envolvidos no trabalho?

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