VOCÊ SABE COMO OCORRE A EXECUÇÃO DE SENTENÇA ESTRANGEIRA NO BRASIL?

Recentemente nos debruçamos perante a TV e as redes sociais para ver como se daria o desfecho do “Caso Robinho”, ex-jogador de futebol que, após julgamento definitivo na Itália (condenado por violência sexual) refugiou-se no Brasil para, em síntese, evitar ou protelar sua prisão.

Pois bem, vamos explicar essa questão, contudo, nos valeremos de outro caso, para tanto:

Para que uma execução de pena seja cumprida em nosso país, é necessário que a sentença seja homologada, ou seja, validada.

Vamos entender cada passo!

-> Homologação:

É realizada pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ), que analisa e confere eficácia ao ato judicial para validá-lo e adequá-lo à norma jurídica brasileira.

-> Tradução:

É necessário que a sentença seja traduzida por tradutor juramentado e que seja verificado se ela já transitou em julgado, ou seja, não está mais sujeita a recursos.

-> Avaliação das partes:

Também é avaliado se a decisão foi proferida por um juiz competente, se as partes envolvidas foram devidamente citadas e se o direito de defesa foi plenamente cumprido.

Após essa análise, determina-se como o indivíduo cumprirá a pena no nosso país.

Vale destacar que a sentença não é cumprida integralmente se for incompatível com a legislação brasileira.

Um exemplo disso ocorreu em 2020, quando um brasileiro foi condenado no Japão à pena de prisão perpétua com trabalhos forçados por vários crimes, incluindo latrocínio, roubo e furto, entre outros.

Quando a sentença foi homologada, a pena foi alterada, pois no Brasil não há prisão perpétua nem trabalho forçado.

Em razão disso, o indivíduo foi condenado a 41 anos, 6 meses e 20 dias de reclusão, de acordo com os parâmetros do Código Penal brasileiro.

Portanto, o brasileiro cumprirá a pena como se tivesse sido julgado sob a lei brasileira, devido à incompatibilidade com a legislação japonesa.

Gostou dessa curiosidade? Continue acompanhando a nossa página jurídica!

#direitopenal #curiosidades #homologação #sentençaestrangeira #execuçãodepena #tratadosinternacionais #japao #compatibilidade #legislaçãobrasileira #casoRobinho

Rolar para cima