CONFLITOS NA SOCIEDADE EMPRESARIAL, COMO PROCEDER?

No Brasil, as sociedades simples e limitadas (LTDA) são a maioria e, normalmente, compostas por sócios que são amigos ou têm vínculos familiares.

Isso pode contribuir ainda mais para desacordos na governança dos negócios.

Em algum momento da sociedade, os problemas surgem e as opiniões divergem, o que é bastante comum.

Mas se houver falha na comunicação entre os sócios, os conflitos gerados podem ser intensos.

Esses conflitos podem vir a ser identificados desde a desigualdade de cotas até a tomada de decisões que impactam o rumo da empresa.

Além disso, podem acabar refletindo na relação pessoal desses sócios.

Uma boa forma de prevenir situações como essas é a realização de um documento chamado Acordo de Sócios.

Diferente do Contrato Social, ele não precisa ser registrado publicamente, o que o torna mais seguro para conter dados sigilosos dos sócios e até mesmo da empresa.

É uma ótima ferramenta para definir como serão solucionados conflitos futuros, remuneração, exclusão e até mesmo votação dos sócios na tomada das decisões.

Além desses exemplos, o Acordo de Sócios pode ser ajustado segundo o perfil da empresa e do quadro societário. Aliado a isso está a figura de um advogado especialista na área.

Ele poderá orientar os sócios além da confecção das cláusulas do Acordo de Sócios, mas também em todos os momentos de conflitos que se iniciarem.

Diferente do que vemos em filmes, nas cenas clássicas de tribunais, os advogados também desempenham o papel fundamental de mediar conflitos.

Ou seja, possibilitam diálogos sobre interesses em um ambiente colaborativo e pacificador, com intuito de chegar na melhor solução para a empresa e os envolvidos.

Conflitos fazem parte da rotina do empreendedorismo, por isso, é importante buscar formas de solucioná-los sem colocar a gestão da empresa em risco.

Caso você esteja passando por uma situação semelhante, não deixe a situação se agravar!

Contate-nos para que possamos te orientar adequadamente!

Ainda, se você conhece alguém que está nesta situação, compartilhe!

#direitoempresarial #acordodesócios #sócios #sociedade #sociedadeempresária #advocaciaespecializa #administraçãodeempresas #conflitosempresariais

Rolar para cima